segunda-feira, 7 de maio de 2007

See ya in another life....

Oláááááá!

=D

Então, a maioria já deve saber um pouco, mas achei melhor esclarecer, afinal vocês são as pessoas com quem mais me importo.
Bem, tem gente que nasce com diabetes e passa o resto da vida tomando insulina. Graças a Deus eu não tenho diabetes! Mas, em compensação, não produzo serotonina e isso é genético. Tenho o que eles convencionaram chamar de depressão genética, mas a ciência não explica o porquê...
Enfim, nasci com essa insuficiência e morrerei com isso.
Pra quem não sabe, a serotonina é um neurotransmissor que desempenha um importante papel no funcionamento do nosso sistema nervoso central. Os neurotransmissores existem naturalmente em nosso cérebro e, como tal, servem para conduzir a transmissão de uma célula nervosa (neurônio) para outra. A serotonina tem como funções o controle da liberação de alguns hormônios
e a regulação do ritmo circadiano
(ritmo biológico humano), do sono e do apetite, entre outras.
Atualmente, a serotonina está intimamente relacionada aos transtornos do humor e a maioria dos medicamentos chamados antidepressivos age produzindo um aumento da disponibilidade dessa substância (tornam-na mais disponível) no espaço entre um neurônio e outro.
Até aí, tudo bem! Depressão se trata com antidepressivos, você vai embora do consultório e só volta SE algum dia sentir alguma coisa de diferente.
Mas por causa do efeito do antidepressivo (que te tira quase imediatamente da depressão, já que ao comunicação com os neurônios está tinindo!), você começa a se sentir a rainha da cocada preta por finalmente ter encontrado a “pílula da felicidade”.... Tudo são flores.... Uma borboletinha num jardim, o engarrafamento quilométrico que te dá a chance de pensar em como a vida é bela, o cara que não te procura no dia seguinte, mas que foi um gentleman na noite anterior... E daí? O que importa é viver um dia de cada vez!!!!
Então, chega o belo dia, em que você se dá conta que aquela “felicidade” que você sente está meio exagerada... Uma blusa, uma dose de vodka, uma fatia de pizza, um noitada por fim de semana já não te dizem nada! Você quer comprar não uma blusa, mas o shopping center todo, 6 doses de vodka são suficientes apenas para iniciar a noite, 5 pãezinhos de sal na hora do lanche são super bem-vindos (como aperitivos)! E os 22 quilos que vieram com essa bagunça também! Afinal, todo mundo te diz que você está em ótima forma!!!
Aí, mesmo tomando a “pílula da felicidade”, você acorda e o mundo é uma droga, teu melhor amigo te incomoda, o barulho da TV parece ter 50.000 W de potência e vai explodir sua cabeça! Você não acha o chão.... nem os amigos....
Isso acontece porque o antidepressivo fez você produzir altíssimas doses de serotonina e, de uma depressão, você passa para a mania pq o papo entre os neurônios começa a entrar em curto-circuito! Só que sem o antidepressivo, você cai na abominável depressão again!!! É uma bola de neve sem fim!!!
E agora? Essa é a pergunta que você se faz a cada 2 segundos.... É a pergunta mais solitária do ser humano!!! Pelo menos, é a minha.... Ninguém está preparado (nem eu!) para lidar com alguém que não consegue dormir há dias porque sua mente não consegue parar de funcionar! Sabe quando seu corpo está exausto, mas sua mente quer ir pra balada, quer resolver todos os problemas, xingar o cara da TV a cabo, levar todas as suas insatisfações pro Procon e sabe-se lá mais o quê? Rrs... Provavelmente você não sabe! E não queira saber! Só digo uma coisa: dói! Muito! E não é só de dor física que estou falando....
Então, um dia você consegue reunir forças (ou alguém faz isso por você) e você vai ao médico, não aquele que te atendia até agora (e que tava fazendo tudo errado), mas outro, mais caro e mais bem conceituado... E as longas conversas começam... 2, 3, 4 horas de papo até o médico conseguir traçar um diagnóstico: THB, a droga do transtono de humor bipolar!
A medicina explica isso como uma doença caracterizada por episódios repetidos de mania e depressão. Uma pessoa com transtorno bipolar está sujeita a episódios de extrema alegria, euforia, grande imaginação e humor excessivamente elevado (hipomania ou mania) e também a episódios de humor muito baixo e desespero, lentidão para conceber idéias e realizar (depressão), sendo que, nos casos muito graves, pode haver risco pessoal e patrimonial (meu saldo bancário sabe muito bem disso!!!!!). Entre os episódios é comum que se passe por períodos de normalidade. Deve-se também ter em conta que este distúrbio não consiste apenas de meros "altos e baixos". Altos e baixos são experimentados por virtualmente qualquer pessoa e não constituem um distúrbio. As mudanças de humor do distúrbio bipolar são mais extremas que aquelas experimentadas pelas demais pessoas.
Depois dessa explicação é que vem a bomba: há mais de 2 anos estou sendo medicada errado! Minha doença ou, pelo menos, a parte mais complicada dela, que é a mania, estava sendo mascarada esse tempo todo pela quantidade absurda de drogas que meu organismo ingeriu! Joga-se anos de remédios e esperanças no lixo pra começar do zero! E, para isso, preciso “limpar” meu organismo da quantidade de droga a que ele foi submetido e todos os seus efeitos colaterais: pressão alta, taquicardia, insônia, aumento de peso, irritação, sonolência, irritação, memória zero, retenção de líquido....
A primeira idéia era fazer essa desintoxicação em casa, perto da família, dos amigos e de tudo que me lembra conforto. Infelizmente, essa idéia não deu certo. Além de não ser um local estruturado para descanso 24 horas, sinto muuuuita falta da sensação que o antidepressivo me dava! Apesar de não ser drogada nem alcóolatra, estou me sentindo em abstinência!!!! Assim, se tudo ocorrer como planejado, quarta-feira estarei indo pro Rio de vez. Vou para uma clínica descansar muuuuito, sonoterapia all the time, sem contar que lá terei monitoramento constante!
De acordo com os médicos que me atendem, o transtorno bipolar é, hoje, perfeitamente tratável. Com o uso de medicamentos adequados e de apoio psicológico é perfeitamente possível atravessar períodos indefinidamente longos de saúde e ter vida plena. Entretanto, o tratamento exige acompanhamento profissional, o uso fiel e bem monitorado dos medicamentos adequados e o comprometimento do paciente em buscar para si uma vida melhor. O apoio e a compreensão da família ou de amigos chegados são de valor inestimável, afinal, amor nunca é demais.
Pra quem ainda não percebeu, estou abrindo meu coração e minha intimidade! Nunca fui de fugir dos meus problemas e não será agora que vou interpretar uma situação que não existe! Apenas conto com o carinho, a discrição e a sutileza de cada um de vocês! Sei que em bem pouco tempo voltarei a ser a Cris que todo mundo conhece!
Abraços e beijos!
Torçam por mim!

Nenhum comentário: